“De tudo que eu planejei fazer em 2020, em todos os cenários que imaginei, nunca, em nenhum momento, me imaginei dando banho num pacote de batata palha”.
Se identificou?
Essa frase que circulou nas redes sociais nas últimas semanas escancarou a realidade que a maioria de nós está vivendo, com o humor peculiar que coloca o brasileiro no topo global da produção de memes.
Em outras palavras: você pode até ter se planejado, usado uma boa e velha matriz SWOT para mapear as ameaças e oportunidades para sua empresa nos próximos anos, mas dificilmente cogitou uma pandemia.
E agora, o que fazer? E o que vem depois?
Em um cenário mais pessimista, os efeitos da Covid-19 na economia poderão ser comprados às consequências de uma grande guerra mundial. No mais otimista, vai passar: a economia se recupera aos poucos, a vida volta ao normal, com a diferença de que lavaremos as mãos com mais frequência daqui em diante.
Entre dúvidas e incertezas, há um bom caminho a se seguir neste cenário tão desafiador: se mostrar presente. Reunimos algumas reflexões e dicas de ação para que sua marca tenha um bom desempenho de comunicação em tempos de Covid-19.
Boa leitura!
Comunique-se
Como sabemos, ao longo das últimas décadas a tecnologia revolucionou a comunicação entre pessoas e marcas em um caminho sem volta. Para as pequenas e médias empresas, a internet abriu um portal de possibilidades de comunicação, algo que antes era exclusividade das grandes marcas com acesso às grandes mídias.
Se a presença digital de uma empresa já era importante para sua relevância no mercado, em tempos de isolamento social se tornou fundamental.
Como sua empresa tem usado seus canais de comunicação em tempos de lockdown?
Em momentos de crise, é importante que a empresa se posicione dentro da comunidade a qual pertence, comunicando seu valor como organização social.
Quem é sua empresa na pandemia?
Antes de traçar uma estratégia de comunicação para sua marca durante a pandemia, essa reflexão é de suma importância.
Será que o propósito da sua empresa está alinhado às expectativas da sociedade em um cenário de crise global?
Mais do que nunca, as pessoas estão cobrando das marcas respeito, ética e atenção nas relações com seus públicos internos e externos. Em outras palavras, sua marca está sendo julgada pelas suas atitudes.
A hora de mostrar que sua empresa é comprometida com o bem estar social é agora.
Empatia gera empatia
Empatia é a habilidade psicológica de se colocar na posição do outro para compreender suas razões e emoções em determinados contextos.
Praticar empatia com seus públicos de interesse – clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades vizinhas – ajuda a construir conexões genuínas, possibilitando que esses públicos também tenham empatia com sua empresa.
Ser empático na hora de construir uma mensagem é o caminho mais seguro para evitar erros.
Seja transparente
Transparência é a palavra de ordem: informe aos seus públicos o que a sua empresa está fazendo para colaborar com o combate ao Covid-19. Adapte e comunique o modus operandi da sua produção, logística e/ou vendas, de acordo com as recomendações da OMS e Ministério da Saúde.
Seja solidário
Grandes empresas estão fazendo doações milionárias ou adaptando suas indústrias para fabricação de máscaras, álcool em gel e até mesmo respiradores para atender as necessidades do sistema de saúde.
Esse tipo de ação grandiosa, no entanto, não está ao alcance de pequenas e médias empresas. Mesmo assim, você pode pensar em ações solidárias que caibam no seu orçamento ou usar seus canais de comunicação para liderar ações de doações para comunidades e pessoas mais fragilizadas com a crise do Covid-19.
Um exemplo prático: a Copapa, fabricante de papéis sanitários localizada em Santo Antônio de Pádua (noroeste fluminense), cliente wings4you, além de doar cestas básicas em parceria com organizações assistenciais, contratou costureiras do município para fabricar máscaras caseiras para a comunidade, está promovendo lives com artistas locais para arrecadar alimentos e dinheiro para a classe artística e asilo de idosos e vai doar um total de 18 mil pacotes de papel higiênico para 6 mil famílias abaixo da linha da pobreza por 3 meses nas comunidades da Maré e Manguinhos, uma parceria com a Fiocruz.
Quais ações e parcerias sua empresa pode fazer dentro da comunidade que está inserida para mobilizar um movimento de solidariedade?
Aprimore a gestão de comunicação da sua marca
Até agora, falamos sobre os valores que sua empresa deve transmitir durante a pandemia do novo coronavírus: empatia, transparência e solidariedade. Mas o desafio é: como construir essas mensagens de forma eficiente, com qualidade de imagem e conteúdo?
Em tempos de lockdown, as pessoas estão usando os canais digitais para praticamente tudo: trabalho, estudo, relacionamento social e afetivo, lazer e consumo. A concorrência pela atenção na internet é imensa, por isso, mais do que nunca, é hora de investir em comunicação.
Considere contratar uma consultoria para a elaboração de uma boa estratégia de posicionamento de imagem e marketing, por meio de ferramentas de branding, design, marketing de conteúdo, relações públicas e assessoria e imprensa. Estamos à disposição para construir e implementar essas estratégias em conjunto com vocês.
Em tempos de relações virtuais, a imagem institucional que sua marca produzirá neste momento poderá garantir longevidade e a rápida recuperação econômica da sua empresa pós-crise. Aposte nisso.
Leave a comment