Nudge é uma teoria de economia comportamental que explica como nós tendemos a ser impactados, de forma sutil e sem nos darmos conta, por pequenos detalhes (cutucões) que acabam influenciando nossas escolhas e decisões.
Fazemos inúmeras escolhas e tomamos inúmeras decisões diariamente, sem nem mesmo percebermos o que estamos fazendo. Mecanismos sutis “guiam” nosso cérebro: a forma como as opções disponíveis em um determinado contexto nos são apresentadas afetam nossas escolhas. E basta uma “interferência” pequena, um “nudge”, para que grandes mudanças comportamentais ocorram.
A teoria do “nudge”, surgida no campo da Economia Comportamental, tem aplicações nos campos sociais, e pode auxiliar na definição de políticas que ajudem as pessoas a viverem melhor. Entretanto, ela é também, eventualmente, de grande valia para entendermos melhor o consumidor, e o que pode influenciá-lo no ponto de venda ou na adoção de uma categoria de produtos ou serviços.
“Sabendo como as pessoas pensam, podemos tornar mais fácil suas escolhas do que é melhor para elas, para suas famílias e para a sociedade”, escreveu Richard Thaler e Cass Sunstein no livro Nudge, publicado em 2008.
Sabendo disso, a wings4you criou um “nudge” que ajudou Belisoft, marca de papel higiênico folha simples, a disparar as vendas se comparadas às vendas do mesmo papel em embalagem anterior. O gatinho, da “marca do gatinho”, como Belisoft é apelidado pelas consumidoras classe C, foi determinante para que o cliente tivesse que aumentar sua capacidade de produção tamanho o crescimento da demanda.
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